28 de dezembro de 2009
Top 5 mistérios brasileiros
5. O Mapinguari
Um dos temas mais comuns nesse tipo de literatura controversa é o que trata dos animais desconhecidos. Existe até uma “ciência” (ou pseudociência) que trata do assunto: a criptozoologia. Estamos acostumados a ouvir falar do monstro do lago Ness, do abominável homem das neves ou do pé-grande. Nosso representante mais proeminente nesta categoria é o lendário Mapinguari.
Segundo a lenda indígena seria um monstro com mais de dois metros, todo peludo que ataca as pessoas no meio da selva amazônica. Em algumas versões ele tem apenas um olho, em outras tem uma boca na barriga. O que importa é que existem vários relatos de encontro com o bicho. Em 1994 pelo menos cinco índios foram atacados por ele na aldeia de Esperança, município de Feijó, no Acre (encontrei essa noticia em um velho CD-ROM do ano do Estadão e não anotei a data certa).
Embora possa parecer uma história de um parente do Pé-grande ou do Yeti, o Mapinguari é sempre descrito como não humanóide. O mais conhecido pesquisador da criatura, o biólogo David Oren, defende a tese de que o Mapinguari seja uma preguiça gigante, animal considerado extinto a pelo menos 10000 anos. Outros acreditam que seja uma espécie desconhecida de tamanduá gigante. E existe claro a teoria de que é tudo invenção dos índios e do povo que vive na floresta…
Também há uma versão Argentina do Mapinguari, que viveria na Patagônia. Existe até uma pele encontrada por lá em 1895.
27 de dezembro de 2009
frases que todo homem gostaria de ouvir de uma mulher
1. Já terminei de lavar seu carro amor, só falta passar a cera.
2. Onde vamos assistir o jogão, hein? Hoje eu pago!
3. Cada vez mais fico encantada ao ver que está ficando careca.
4. Aquela ali é mais barata.
5. Amor, amor, espera. Você está esqueceu de levar as camisinhas.
6. Esses seus peidos são tão…tão…tão varonis, a-do-ro! Solta mais um vai!
7. Esqueca essa história de Dia dos Namorados!
8. Espero que não fique chateado, mas estou sem calcinha, tá?
9. Então…este meia direita tá batendo um bolão mesmo, né?
10. Vida minha, que lindos são os pentelhos que deixa no sabonete.
11. Que sorte a sua meu docinho, sua secretária é muito linda.
12. Mais roupa? Não querido, obrigada, já tenho mais que o suficiente.
13. Que lindo! Você arrota como um verdadeiro leão… Te adoro meu Simba! De novo,vai.
14. Pênalti! Pênalti!… Esse juiz é um FDP!
15. Se for minha mãe diga que não estou, Uhm…velha chata!
16. Posso dormir? Detesto conversar após fazer amor.
17. O que você acha de darmos uma a tarde, e pela noite você sai com seus amigos?
18. Quando chegar da farra não esqueça de me acordar para esquentar a comida, tá?
19. Você fica tão gostoso quando chega com o cabelo bagunçado, a ropa amarrotada e essas marcas no pescoço…Meu lindão!
20. A geladeira tá vazia, mas deixa que eu vou comprar umas cervejas.
Fonte: Mundo ps
26 de dezembro de 2009
22 de dezembro de 2009
Se a toda hora chegam bilhões de litros de água doce ao mar, por que ele continua salgado?
Porque os 100 bilhões de litros de água doce que desembocam diariamente dos rios são quase insignificantes comparados ao volume de água e de sais que compõem os oceanos - a evaporação na superfície marítima também ajuda a manter a salinidade constante. Para entender melhor, imagine se o 1,3 quatrilhão de litros de água dos oceanos equivalesse aos 500 mililitros de uma garrafa de água mineral. Nessa escala, seriam necessários 17,5 gramas de sal para imitar a salinidade média de 3,5% que ocorre nos oceanos, e o volume de água doce escoando diariamente para dentro da garrafa seria de apenas uma gota d’água*. Em zonas costeiras, porém, esse "pequeno" volume de água doce vinda dos rios diminui a concentração de sais. "Mas em águas afastadas da costa, com profundidade abaixo de 100 metros, as correntes marítimas misturam a água doce com o enorme volume de água e de sais, fazendo com que a salinidade do oceano seja pouco alterada", explica Elisabete de Santis Braga, do Instituto Oceanográfico da USP.
- 100 bilhões de litros de água doce
- 1,3 quatrilhão de litros de água salgada
- 45,5 trilhões de toneladas de sal
*considerando o volume de 0,05 ml para uma gota d’água
20 de dezembro de 2009
19 de dezembro de 2009
18 de dezembro de 2009
17 de dezembro de 2009
Como surgiram os nomes das cores?
AGENTE LARANJA

Quando os árabes resolveram fazer uma "visitinha" à Europa, trouxeram na bagagem a fruta laranja - nárandja, em árabe. De lambuja, acabaram batizando a cor
Quem inventou o aplauso?
Como outros países comemoram o Natal?
Como o natal está chegando, resolvi fazer um post em homenagem ao natal!
Itália
BRUXA SOLTA - Buon Natale!
Na terra da pizza, Papai Noel tem uma rival de peso. É a Befana, uma velha com cara de bruxa, que visita as casas no dia 5 de janeiro, deixando doces para as boas crianças e um carvão para as más. Sua generosidade seria fruto de arrependimento: ela teria negado abrigo e comida aos Reis Magos, quando eles seguiam para visitar Jesus, e agora tentaria reparar o mal que fez
Como funcionam os fogos de artifício?
Os fogos de artifício funcionam com uma carga explosiva que é arremessada ao céu por um tubo de explosão. Dependendo do tipo de fogo de artifício, alguns detalhes variam. Nas bombas que só estouram e fazem barulho, como o rojão, esse tubo de explosão pode estar acoplado ao equipamento. Nas mais complexas, que formam diferentes desenhos, cores e até sons, as bombas são impulsionadas por morteiros - em grandes shows, eles são acionados por computador. As tonalidades que aparecem no céu são obtidas com diferentes produtos químicos misturados à pólvora: o cobre gera uma luz azul; o magnésio, prateada; o bário, verde; o lítio, vermelha. "Também se adiciona ferro ou alumínio para obter um efeito mais vivo", afirma Omar Rodrigues, representante comercial que trabalha na área há mais de 20 anos.
16 de dezembro de 2009
Top download das 6 músicas de hip hop que fizeram sucesso em 2009
- Beyoncé - Single Ladies
- Beyoncé - If I Ware A Boy
- Beyoncé - Ego
- Beyoncé - Sweet Dreams
- Black Eyed Peas - I Gotta Feeling
- Flo Rida-Sugar (Feat. Wynter)
Podem baixar sem medo, não tem vírus
15 de dezembro de 2009
Atendimento Help – Desk
Esta é uma história verídica do suporte de uma empresa famosa de São Paulo. Não precisaria dizer que a pessoa que trabalhava no suporte foi demitida, mas ela está movendo um processo contra a organização, que a demitiu por justa causa.
Segue o diálogo que gerou a demissão, entre o ex-funcionário e um cliente da empresa:
- Help desk assistência, posso ajudar?
- Sim, bem… Estou tendo problemas com o Word.
- Que tipo de problema?
- Bem, eu estava digitando e, de repente, todas as palavras sumiram.
- Sumiram?
- Elas desapareceram..
- Hum… O que aparece na sua tela?
- Nada.
- Nada?
- Está preta. Não aceita nada que eu digite.
- Você ainda está no Word ou já saiu?
…
Fotos no estilo Street Fighter
12 de dezembro de 2009
9 de dezembro de 2009
O planeta Terra é um ser vivo?
Sim, pelo menos segundo a Teoria de Gaia. Em 1969, a Nasa pediu ao químico inglês James Lovelock que investigasse Vênus e Marte para saber se eles possuíam alguma forma de vida. Analisando nossos vizinhos do sistema solar, Lovelock disse que não existia nada que pudesse ser considerado vivo por lá. Mas, ao olhar para a própria Terra, ele concluiu que, além de ser residência de diversas formas de vida, ela mesma se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que abriga. E batizou esse ser de Gaia, em homenagem à deusa grega da Terra. No começo, a teoria foi rejeitada pela comunidade científica, que achou a idéia meio hippie e pouco baseada em experiências que a comprovassem. Mas o lançamento de satélites a partir dos anos 70 trouxe dados sobre o planeta que ajudaram a reforçar a tese central da Teoria de Gaia: o planeta tem uma capacidade de controlar sua temperatura, atmosfera, salinidade e outras características que mantêm o nosso lar, doce lar confortável, com condições ideais para a existência da vida.
Quantas pessoas já viveram no planeta Terra?
106 716 367 669. Ou, para ficar mais comprido, cento e seis bilhões, setecentos e dezesseis milhões, trezentos e sessenta e sete mil, seiscentas e sessenta nove pessoas. O responsável pelo cálculo é Carl Haub, pesquisador do instituto americano Population Reference Bureau, que estuda fenômenos populacionais. “Não é uma conta precisa, já que não há nenhum tipo de dado demográfico para 99% do tempo em que o ser humano habitou a terra”, diz o pesquisador.
Haub usou como ponto de partida um fictício casal Adão e Eva, que teria vivido em 50000 a.C. (a ciência acredita que foi nessa época que o Homo sapiens se desenvolveu por completo). Usando dados históricos e arqueológicos e estudos da Organização das Nações Unidas sobre aumento populacional, ele calculou o número de nascimentos desde essa data até o fim de 2004.
Qual é a origem do nome Terra?
Ele vem do latim terra, que já continha os diversos significados que a palavra mantém ainda hoje na maioria das línguas: chão, solo, território, região de origem e nação, além de dar nome ao nosso planeta. A fonte está no radical ters (enxuto, seco), termo usado pelos latinos em oposição a mare (mar). Terra era também uma deusa romana ligada à fertilidade. "A palavra veio do latim para o português no começo do século XIII, época em que a nossa língua começava a se delinear como idioma autônomo", diz o etimologista Deonisio da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Já nas línguas não-latinas, foi o grego éraze (sobre o solo) que deu origem ao inglês earth e ao alemão erde.
Como são produzidos os alimentos em pó?
A secagem por spray transforma alimentos, como leite, sucos de fruta, caldos e até ovos, em pó. Primeiro, o alimento passa por uma câmara de desidratação por ar quente. No caso do leite, o líquido com 13% de sólidos é concentrado até virar uma pasta com 48% de sólidos. A pasta é pulverizada sob alta pressão na câmara de secagem, gerando um spray de gotas minúsculas. Durante a queda - em contato com ar quente a 250 ºC - as gotículas perdem umidade e viram pó. Partículas mais finas ficam suspensas no ar que resfriou em contato com as gotículas de leite. Esse ar mais frio é aspirado para o ciclone, que separa o pó mais fino para se juntar ao pó da câmara de secagem. O ar, livre de partículas, volta para a atmosfera. Após a secagem, o pó é transportado por rajadas de vento e recebe borrifadas de lecitina de soja para aglomerar as partículas. A superfície irregular dos grânulos maiores permite que a água entre pelas frestas e que o pó ganhe status de "instantâneo", ou seja, mais fácil de se dissolver. O produto final é embalado em sacos de 25 quilos para venda por atacado ou em latas e saquinhos que vão para o supermercado. O interior das embalagens é revestido com alumínio, formando uma barreira contra umidade e luz solar.
7 de dezembro de 2009
Saiba o que acontece com o seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola
Clique em mais informações para saber mais...
6 de dezembro de 2009
4 de dezembro de 2009
Coisas para se fazer durante um Apagão!
1) Procure aquele laser vermelho que teu irmão mais novo tem, e fique apontando pra casa dos outros, o desespero das pessoas, ao pensarem que é uma arma, é incrível (Aviso: não faça isso em região de favela comunidade carente).
2) Acenda uma vela de aniversário, que provavelmente sua mãe guardou do seu aniversário de 5 anos.
3) Brinque de cabra-cega, a pessoa realmente não vai poder roubar (Cuidado: é nessas horas que seu dedo mindinho do pé encontra os móveis).
4) Ligue pros seus amigos e pergunte se na casa deles tem luz, mesmo que eles sejam seus vizinhos.
5) Ligue pra companhia de luz, informando a falta de energia e pergunte em quanto tempo voltará.
6) Repita a operação anterior 5 minutos depois, e diga que ligou a 1 hora e disseram que a energia voltaria em 30 minutos e até agora nada.
7) Ligue novamente pros seus amigos e pergunte se já voltou a energia na casa deles.
8 ) Chame seus amigos e vá para seu portão tocar um pagode no fundo do balde.
9) Faça uma fogueira de jornal, se puder ser dentro de um barril o efeito é melhor.
10) Procure uma lanterna e aponte pro rosto de qualquer pessoa que vier falar com você.
11) Se tiver um notebook com acesso à internet, não faça nada disso, apenas crie um blog.
12) Acenda varias velas na sua casa para as pessoas pensarem que ali tem luz.
13) Repita o item 5 mais uma vez.
14) Conte historias de terror pra alguém que tenha medo.
15) Ligue novamente pra um de seus amigos e diga “7 dias” com voz macabra.
16) Se tiver namorada, esposa, noiva ou qualquer coisa do tipo que more com você, descole uma transa no escurinho.
17) Se não tiver, bata uma.
E seja feliz durante o apagão!!
Fonte: Você que Diz!
Lista 10 Pessoas nada comuns
Roberto é um menino com Insensibilidade Congênita à Dor com Anhidrosis da sigla em inglês, CIPA, que é uma doença genética que o impede de sentir dor e regular a sua temperatura corporal, por esse motivo ele precisa tomar banhos gelados para resfriar seu corpo. Roberto precisa ser examinado todos os dias para encontrar algum sinal de ferimentos graves, devido a não ter sensibilidade a dor o menino já comeu sua própria língua. Roberto tem um site onde você pode fazer doações para seu bem estar. | |
2. A Chinesa que está "grávida" há mais de 60 anos | |
Huang Yijun, 92, de Huangjiaotan, sul da China, foi informada pelo médico em 1948 que o seu filho tinha morrido no útero. Huang não deu importância e saiu do hospital sem retirar o feto, devido ao valor cobrado pelo médico. Após 60 anos, Huang começou a sentir dores no estômago e foi atendida pelo Dr. Liu Anbin. "Eu não podia acreditar, quando eu descobri que ela tinha um bebê na barriga. Em 40 anos de profissão é a primeira vez que vi algo desse tipo". Diz Anbin. | |
3. O Verdadeiro homem elástico | |
Para que um simples beliscão possa doer em Garry Turner, é preciso dar muitas voltas em sua pele. O inglês, Garry Turner, possui uma doença raríssima chamada de síndrome Ehlers-Danlos, que afeta seus tecidos conjuntivos deixando sua pele extramamente flexível. Turner é capaz de fazer uma "gola rulê humana" puxando a pele do pescoço até a altura da boca. O grande problema de sofrer dessa síndrome é que devido a elasticidade pode causar o colapso ou o rompimento fatal de vasos sanguíneos. | |
As 10 Palavras da língua inglesa mais citadas no mundo em 2009
Pesquisa do site Global Language Monitor, que examina através da internet o uso da língua inglesa em todo o mundo, atualizou o ranking das palavras mais utilizadas do idioma em 2009.
1º. Twitter (Microblogging)
2º. Obama (Presidente americano)
3º. H1N1 (Gripe Suína)
4º. Stimulus (Estímulo)
5º. Vampire (Vampiro)
6º. 2.0 (O sufixo é anexado para a próxima geração de tudo)
7º. Deficit (Déficit)
8º. Hadron (Uso devido ao LHC)
9º. Healthcare (Cuidados com a Saúde)
10º. Transparency (Transparência)
Leia mais: http://lista10.org/#ixzz0Yj98UuWg
O que os jornalistas conversam quando termina um telejornal?
Como é feita a previsão do tempo?
Mesmo com tantos dados e poderosos computadores, muito da previsão vem da leitura que os meteorologistas fazem dessas informações – é por isso que as previsões para um mesmo local em um mesmo dia podem variar. Outro problema é que há áreas do globo sobre as quais há menos informações, o que deixa a previsão menos certeira. :>)
Como se formam os raios?
Começa então a se formar um caminho de plasma em direção ao solo. Por ter elétrons livres, o plasma é um bom condutor de eletricidade. Com isso, acaba fazendo a ponte até a superfície para que a tensão da nuvem possa ser descarregada. Enquanto o tronco principal desce rumo ao solo, surgem novos ramos tentando abrir passagem. Quando um tronco principal está próximo do solo, começa a surgir uma massa de plasma na superfície. Essa massa vai subir até se conectar com o veio que desce e, então, fechar o circuito. É por isso que, se alguém estiver perto de onde o fenômeno está rolando, vai perceber os pelos do corpo se eriçando. Quando o caminho se fecha, rola uma troca de cargas entre a superfície e a nuvem e - zap! - temos o relâmpago! A espetacular faísca é fruto do aquecimento do ar, enquanto o ribombar do trovão vem da rápida expansão da camada de ar. Desde o surgimento do tronco de plasma até rolar o corisco, se passa apenas cerca de 0,1 segundo.
DÚVIDAS ELETRIZANTES
Descubra as principais curiosidades em relação aos relâmpagos
É VERDADE QUE UM RAIO NÃO CAI DUAS VEZES NO MESMO LUGAR?
Não, isso é mito. Quando o tronco principal de um raio alcança o solo, todas as suas ramificações tentam usar esse caminho aberto e, às vezes, caem no local exato do primeiro relâmpago. Já foram observadas até 32 descargas no mesmo lugar!
PESSOAS COM METAIS NO CORPO TÊM MAIS RISCO DE SER ATINGIDAS POR UM RAIO?
Outra lorota. Os metais que porventura trazemos no corpo – como próteses, pinos e aparelho dentário – são muito pequenos para que o raio os considere como um atalho para o solo. Agora, árvores, sim, são bons atalhos. Ou seja, não fique perto de uma durante um toró!
É PERIGOSO NADAR DURANTE UMA TEMPESTADE?
Sim, pois a água conduz bem a eletricidade. Se você estiver no mar e um raio cair a menos de 50 metros, você tem grande risco de receber toda a força da descarga. Em piscinas é ainda pior, pois o chocão também pode chegar pelas tubulações metálicas
O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM É ATINGIDO POR UM RELÂMPAGO?
Se o raio cair exatamente em cima do sujeito, é quase certo que ele seja reduzido a um toquinho carbonizado, já que o corisco gera aquecimento de quase 30 mil graus Celsius! Caso ele caia a até 50 metros do cara, é grande o risco de rolar parada cardíaca e queimaduras
É PERIGOSO FALAR AO TELEFONE DURANTE UM TEMPORAL?
Se for um telefone com fio, é. Assim como um raio pode atingir um poste e se propagar pela fiação elétrica da casa, queimando eletrodomésticos, ele pode viajar pela linha telefônica até fritar a orelha da pessoa.Telefones sem fio e celulares não têm esse risco
Qual é o alimento mais consumido no mundo?
O arroz nosso de cada dia é o campeão, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês). Isso significa, segundo a FAO, que cada pessoa consumiu 557 calorias por dia de arroz em todo o mundo entre 2001 e 2003. Em fevereiro de 2004, publicamos na ME essa mesma pergunta, mas o vencedor foi o leite - a lista anterior havia se baseado no consumo total, em toneladas, dos alimentos, informação não disponível no banco de dados da FAO hoje.
Bons de garfo
Dos rangos mais populares, só a carne de porco não tem origem vegetal
Por que as bebidas alcoólicas causam ressaca?
DESCE MACIO E DESANIMA
Sintomas da ressaca se manifestam dos rins à cabeça
BARRIGA D’ÁGUA
Quando o álcool é absorvido pelas células da parede intestinal, acaba atrapalhando a absorção de água. O resultado é que as fezes ficam diluídas, provocando uma baita diarreia. Como a água passa direto pelo intestino, o organismo perde muito líquido e fica desidratado
ATÉ CAIR
Região atacada pelo álcool, o cerebelo é a parte do cérebro responsável pela coordenação motora. Os efeitos mais comuns dessa desregulagem são as mãos trêmulas no dia seguinte. Em casos extremos, pode rolar desequilíbrio e quedas, além de tremor por todo o corpo
TANTAS EMOÇÕES
Ansiedade e depressão podem ser estimuladas pela falta de bebida. Funciona mais ou menos assim: primeiro, o álcool excita neurotransmissores no sistema límbico. Quando o cérebro sente falta da bebida, porém, acentua reações emocionais que a pessoa manteria sob controle em condições normais
LUZ ALTA
Neurotransmissores que captam estímulos como luminosidade e sons são inibidos pelo álcool. Quando o efeito passa, porém, ficam superestimulados, e qualquer barulho ou luz os sobrecarrega. Além disso, as pupilas, dilatadas, não regulam a entrada de luz
BOTA FORA
O álcool estimula a produção exagerada de suco gástrico, irritando as paredes do estômago - daí para o vômito é questão de pouco tempo. Quando o que entrou sai pela boca, irrita o esôfago pelo caminho. Embora não funcione, muita gente força o vômito para tentar eliminar o álcool ingerido
DOA A QUEM DOER
A pressão aumenta para bombear o sangue mais grosso pela desidratação. Artérias dobram de espessura e causam a dor em quem sofre de enxaqueca. A dor também pode vir por outro motivo: irrigados pela alta pressão, os músculos ao redor do crânio o comprimem
MOLE, MOLE
A fadiga da manhã seguinte é causada, em parte, porque durante a bebedeira o álcool inibe um estimulante natural do organismo: a glutamina. Quando o efeito do álcool diminui, o corpo produz muita glutamina para compensar. Isso agita o cérebro e impede que o sono seja profundo e reparador
NA SECA
O álcool tem função diurética, ou seja, estimula a expulsão de água do corpo, via urina, mesmo que haja pouca água no sangue. Isso ocorre porque ele inibe a ação do hormônio ADH, antidiurético que regula o nível de água na corrente sanguínea. Taí a origem da desidratação
25% do álcool ingerido é absorvido rapidamente pelo estômago. O restante segue para o intestino, onde será capturado em até uma hora
Embora não seja aconselhável beber de estômago vazio, nada comprova que "forrar" o estômago com azeite e outras gorduras diminui a absorção de álcool ou evita a ressaca
3 de dezembro de 2009
Ameba que 'come' cérebro mata seis nos EUA
Microrganismo vive em lagos e outros locais com água parada e quente, diz cientista.
Meninos e adolescentes são principais vítimas; infecções são raríssimas, mas preocupam.
Embora os encontros com o microrganismo sejam muito raros, ele já matou seis meninos e rapazes nos Estados Unidos neste ano. O pico no número de casos tem preocupado agentes de saúde americanos, que estão prevendo mais casos no futuro. "É definitivamente um problema que temos de acompanhar", diz Michael Beach, especialista dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) dos EUA.
"É uma ameba que gosta de calor. Quanto mais a temperatura da água sobe, mais ela se desenvolve", diz Beach. "Nas próximas décadas, com o aumento da temperatura, devemos esperar mais casos." Segundo os CDCs, a ameba Naegleria fowleri matou 23 pessoas nos Estados Unidos entre 1995 e 2004. Neste ano, os seis casos ocorreram na Flórida, no Texas e no Arizona. Os CDCs têm conhecimento de apenas algumas centenas de casos no mundo todo desde a descoberta da ameba nos anos 1960.
No Arizona, David Evans diz que ninguém sabia que seu filho Aaron estava infectado até a morte do menino de 14 anos, que ocorreu em 17 de setembro. No começo, Aaron parecia ter uma simples dor de cabeça. Depois de vários testes, os médicos estimam que Aaron pegou o microrganismo uma semana antes, nadando nas águas rasas e quentes do lago Havasu -- uma represa cheia de banhistas na fronteira entre o Arizona e a Califórnia.
2 de dezembro de 2009
Como é feito um carro alegórico?
O primeiro ingrediente é um chassi de caminhão ou de ônibus. Aí, um batalhão de membros da escola de samba trabalha pelo menos dois meses para transformar essas carcaças em carros alegóricos que chegam a custar perto de 100 mil reais. Para ter uma idéia de como isso acontece, veja como é o esquema da Portela, umas das mais tradicionais escolas do Rio de Janeiro. O trabalho começa com mecânicos, que adaptam a suspensão do chassi para receber todo o peso das alegorias que enfeitarão o carro. Ferreiros, então, alargam a estrutura em 50% para deixá-lo mais espaçoso. Depois, carpinteiros moldam o acabamento de madeira que dá forma ao carro. Aí vem a parte mais artística da coisa: os profissionais que esculpem as alegorias em peças de isopor. Outros laminam fibra de vidro que vai em construções mais complexas, como as loucas edificações que cobrem os carros mais luxuosos.
O que é transtorno bipolar?
O transtorno bipolar é uma doença mental em que o paciente alterna estados de euforia e depressão, além de fases de "normalidade" intercaladas. A causa exata é desconhecida, mas os cientistas acreditam que esteja ligada à genética - segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar, 50% dos portadores da doença apresentam pelo menos um familiar afetado. Há dois tipos de transtorno bipolar: o I, que é a doença propriamente dita, e o II, em que os episódios de depressão e hipomania (versão mais leve da mania, como é chamada a fase de euforia) são mais curtos e mais espaçados entre si. O primeiro tipo atinge cerca de 1% da população e fica no 10º lugar entre os transtornos mentais mais comuns (veja tabela abaixo). O segundo tipo atinge cerca de 8% da população. "O tratamento depende da fase e da gravidade e sempre envolve medicamentos, em geral estabilizadores de humor", explica o psiquiatra Eduardo Pondé, professor-adjunto do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA. Mas só remédio não basta: é preciso tratamento psicológico para ajudar o paciente a aceitar e controlar a doença.
Quantas orações Deus recebe por minuto?
É verdade que bebedouros caseiros matam beija-flores?
Não, isso não passa de mito. Desde que os bebedouros sejam limpos diariamente, não há qualquer problema em usá-los para atrair e alimentar beija-flores, afirma o médico sanitarista e estudioso de aves Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), de São Paulo. "A água com açúcar nos bebedouros artificiais não traz nenhum problema ao beija-flor. Essa informação se propagou no passado, mas não é verídica", afirma. O problema pode ocorrer apenas se o beija-flor for criado em cativeiro e se alimentar exclusivamente de água açucarada. "Nesse caso, ele tem uma queda de imunidade por desnutrição e pode pegar infecções que podem levá-lo à morte", diz Figueiredo. Seja como for, embora não seja um "crime" instalar um bebedouro no jardim, os especialistas recomendam não alimentar beija-flores e outros animais silvestres, como micos. Além de desmotivar os bichos a buscar a própria comida, alguns tipos de alimentos, como balas, chocolate ou pipoca, detonam a saúde dos animais. Isso sem falar que a alimentação inadequada pode elevar a taxa de reprodução de alguns animais que vivem em ambientes urbanos, como os pombos.
Como eram os túneis que derrotaram os EUA no Vietnã?
Por que o K2 é a montanha mais perigosa do mundo?
Por uma combinação de fatores como avalanches imprevisíveis e inclinação intensa. Com 8 611 metros, a segunda montanha mais alta do mundo - só perde para o Everest - é a campeã no quesito perigo. Para cada quatro alpinistas que chegam ao topo do K2, no Himalaia, um morre. "As condições são tão ruins que se passam anos sem que alguém chegue ao cume", diz Waldemar Niclevicz, único brasileiro a vencer o pedregulho.
CONSULTORIA - Waldemar Niclevicz, alpinista brasileiro autor do livro Um Sonho Chamado K2
O PICO DA MORTE
Avalanches, nevascas, paredões gigantescos, instabilidade climática: é o cardápio que espera os desbravadores do K2
Cara de mau
O visual do rochedo já dá dicas do que está por vir. "Encostas de gelo e rochas expostas, como as do K2, indicam trechos de alta inclinação, em que nem a neve consegue parar", diz Niclevicz. Não raro, os alpinistas têm que encarar blocos muito íngremes - como a Pirâmide Negra, um paredão de quase mil metros -, ou até com inclinações negativas!
Abismos fatais
Pra quem viu o filme Limite Vertical, é fácil imaginar o drama de cair nas gretas, profundas e traiçoeiras rachaduras no gelo. Muitas dessas fendas são cobertas por neve, tornando-se legítimas arapucas. Para evitar surpresas, em alguns trechos, os alpinistas andam presos uns nos outros por cordas
Na casa do chapéu
Para chegar à base da montanha, é preciso percorrer, por sete dias, quase cem quilômetros de trilha acidentada - detalhe: a pé. E, se o Everest é habitado até os 5 mil metros de altitude, no K2 as últimas vilas estão a 3 mil metros. Ou seja, na descida o caminho de volta à civilização é bem mais longo
Deserto de neve
Diferentemente do Everest, que tem bosques e até algumas cachoeiras no percurso, o K2 é uma montanha muito árida. "Não há nem água potável. É um ambiente desolador, o que torna a subida psicologicamente ainda mais difícil", conta Niclevicz
Pra baixo nem todo santo ajuda...
Mesmo se o sujeito chega vivo ao cume, nada de comemorar, pois agora é que "começa" o perigo: a maioria dos acidentes ocorre na descida. Esgotado, o alpinista não tem os mesmos reflexos, a concentração está debilitada e a tomada de decisões torna-se um suplício
Tempo ruim
O K2 está sujeito a seis frentes de ar diferentes, por isso o (mau) tempo muda a toda hora. Além da baixa temperatura - a sensação térmica pode chegar aos 50 ºC negativos -, o inferno meteorológico conta com nevascas, neblina e ventanias de até 100 km/h! Em 1995, seis pessoas morreram depois de serem lançadas no abismo por um vendaval
Olha o pesado!
De cada quatro mortes ocorridas no K2, uma é provocada por avalanches: além de muito comuns - devido à alta inclinação da montanha -, são imprevisíveis. Não bastassem as avalanches, imensos blocos suspensos de gelo (os seracs) também podem se soltar da montanha e cair sobre os alpinistas
Zona letal
Nos 7 500 metros, cruza-se uma linha imaginária chamada "limite vertical". "A partir daí, sabemos que o corpo começa a morrer", diz Niclevicz. Para aproveitar melhor o oxigênio, o organismo produz mais glóbulos vermelhos, e o sangue fica mais denso. Como os vasos da ponta dos dedos são mais finos, o sangue custa a chegar a essas partes, que podem gangrenar
Mal da montanha
Nas regiões mais altas, o ar é bastante rarefeito. É aí que começa a rolar o "mal da montanha", que pode provocar desde enjoos e dores de cabeça até edemas - inchaços no cérebro e no pulmão que levam à morte. E nem adianta gritar por socorro: o ar rarefeito dificulta muito a propagação do som
DUELO DE GIGANTES
Everest é mais alto, mas o K2 é mais letal
k2
Altura - 8 611 m
Pessoas que chegaram ao cume - 299
Mortes - 77
Taxa de fatalidade - 25,75 %
Everest
Altura - 8 884 m
Pessoas que chegaram ao cume - 2 972
Mortes - 208
Taxa de fatalidade - 7%
O que é parkour?
Como outros países comemoram o Natal?

Quantas pessoas estão fazendo sexo neste momento?
Cerca de 1 milhão de pessoas - 989.042, precisamente - estão transando enquanto você lê este texto. É como se toda a população de São Luís, capital do Maranhão (957 mil de pessoas, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ou duas vezes a população de Niterói, no Rio de Janeiro (479 mil pessoas) estivessem no rala-e-rola exatamente agora. Para descobrir esse número, partimos do número médio de relações sexuais de uma pessoa em um ano (103), multiplicamos pela população adulta do mundo (5,047 bilhões) e obtivemos o número anual de relações sexuais: 519,8 bilhões! Confira abaixo essa e outras contas malucas que fizemos para saber o que as pessoas andam fazendo neste exato minuto! :-*
CORPO E SEXO
Neste minuto, quanta gente está nascendo, dormindo, transando e morrendo
1 milhão de pessoas estão transando
9,5 milhões de pessoas estão fazendo número 1
14,3 milhões de pessoas estão fazendo número 2
10,8 milhões de pessoas estão dando descarga. Apenas 2,6 bilhões têm
saneamento básico no mundo. Por isso, nem todo mundo que está no trono está dando descarga
514 mil pessoas estão tendo orgasmo. Se 1 milhão de pessoas estão transando, são 1 milhão de orgasmos, certo? Errado. Segundo uma pesquisa de Alfred Kinsey, 75% dos homens e apenas 29% das mulheres chegam ao clímax a cada transa
38,3 milhões de pessoas estão dormindo
DIVERSÕES
Neste instante, tem mais gente vendo TV do que entrando no Orkut
177 pessoas estão lendo a ME. O total de exemplares da ME em circulação é de 85 mil. Considerando que se leva em média 1h30 para ler a revista, são 7,6 milhões de minutos nos lendo! Dividindo pelos minutos contidos em um mês, é provável que 177 pessoas nos leiam agora
1,4 milhão de pessoas estão assistindo a vídeos no Youtube
266 pessoas estão nascendo
24,5 mil pessoas estão postando mensagens no Twitter
210,8 mil usuários estão fuçando no Orkut. Os 22 milhões de usuários visitam a página de relacionamentos 23 vezes por mês e passam 18 minutos, em média, online. Fazendo as contas, 210 833 usuários estão fuçando no scrapbook alheio neste minuto
23,3 milhões de pessoas estão vendo TV
523 mil pessoas estão bebendo cerveja
PENTELHAÇÕES
Enquanto você lê sua ME, milhões de pessoas estão fazendo coisas nada legais
149,5 milhões de pessoas estão fazendo faxina ou preparando refeições
3,5 milhões de pessoas estão escovando os dentes
187,9 milhões de pessoas estão na escola. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os alunos gastam, em média, 892 horas no colégio por ano. Descobrimos que há cerca de 1,82 bilhão de alunos de até 15 anos de idade na escola. Multiplicando ali, dividindo aqui, chegamos à conclusão de que 187,9 milhões de pessoas estão na escola agora. Se você é uma delas, feche a revista e preste atenção na aula!
781 milhões de pessoas estão no trânsito.
Quais são os 10 filmes mais violentos da história?
Overdose de ketchup
Top 10 macabro exagera no banho de sangue falso
ANO - 1971
CENA MAIS PUNK - Macbeth apunhala o rei Duncan várias vezes enquanto dorme, numa cena que não fazia parte da montagem original da peça
A versão mais sangrenta desse clássico de Shakespeare foi filmada dois anos após o assassinato de Sharon Tate, mulher do franco-polonês Roman Polanski. Para os críticos, o trauma do diretor explica o excesso de violência na produção
ANO - 1974
CENA MAIS PUNK - Uma garota grávida tem o braço quebrado pelo próprio pai
Neste western mexicano, um fazendeiro tortura a própria filha e promete 1 milhão de dólares para quem trouxer a cabeça — literalmente — de Alfredo Garcia, que teria engravidado a menina. O bangue-bangue foi proibido na Suécia, Alemanha e Argentina
DIRETOR - Michael Armstrong
ANO - 1970
CENA MAIS PUNK - Uma mulher acusada de bruxaria tem a língua arrancada numa sessão de tortura
As torturas da inquisição medieval são o cenário para esse clássico do horror. Logo na abertura, freiras aparecem sendo estupradas. Alguns cinemas que exibiram o filme distribuíram sacos de vômito para a audiência agüentar o tranco
ANO - 1972
CENA MAIS PUNK - Garota arranca pênis de bandido a dentadas
O criador das séries A Hora do Pesadelo e Pânico estreou na direção com esse filme barra-pesada, em que um grupo de criminosos estupra, tortura e mata duas garotas. Não é à toa que o filme ficou proibido por 30 anos na Grã-Bretanha
ANO - 1976
CENA MAIS PUNK - Um gigolô tem os dedos das mãos arrancados a tiros
Neste suspense, Robert de Niro vive um taxista doidão que decide matar um candidato à presidência americana. O tiroteio no bordel é tão sanguinolento que os produtores tiveram de amenizá-lo na pós-produção, tirando um pouco da cor da cena e deixando o sangue com um tom rosado
ANO - 1994
CENA MAIS PUNK - Com a ajuda do namorado, filha afoga o pai e põe fogo na mãe
Woody Harrelson e Juliette Lewis vivem dois psicopatas que viajam exterminando pessoas. Para tentar diminuir a censura do filme, o diretor Oliver Stone cortou ou refez 150 trechos antes da edição final. Mesmo assim, o suspense foi proibido na Irlanda
ANO - 1980
CENA MAIS PUNK - Uma garota é empalada com uma estaca de madeira que sai pela boca
Para contar essa história sobre canibais famintos, o diretor Ruggero Deodato chegou a matar bichos de verdade. E, para combater uma onda de boatos, teve de levar os atores a um programa de TV na Itália para provar que eles não tinham virado ensopado na selva
ANO - 2002
CENA MAIS PUNK - Estuprador tem sua cabeça esmagada com um extintor de incêndio
A deusa Monica Belucci interpreta uma mulher estuprada numa cena que dura quase 20 minutos. Além do enredo hardcore, a primeira meia hora desse filme francês tem um incômodo ruído de fundo que provoca náusea e vertigem. No cinema, muita gente desencanava de assistir ao filme no meio da sessão
ANO - 1991
CENA MAIS PUNK - Homem vira picadinho num moedor de carne gigante
Essa mistura de terror e comédia mistura kung-fu, membros decepados e olhos arrancados. Na cena do moedor de carne, a produção usou tanto sangue falso que o ator que encarnou Ricky não conseguiu tirar o corante vermelho da pele por três dias
ANOS - 2003 e 2004
CENA MAIS PUNK - Após uma tremenda surra, A Noiva, grávida, leva um tiro na cabeça
Principalmente na parte 1, o épico de Quentin Tarantino carrega na pancadaria. Na seqüência em que a Noiva enfrenta um exército de mascarados, 57 pessoas vão para o saco. E o ketchup jorra sem dó: ao todo, os produtores usaram mais de 1 700 litros de sangue de mentirinha nos dois filmes
Por que o álcool em gel não é inflamável?
Na verdade, o álcool em gel é inflamável, sim! A diferença em relação ao álcool líquido, é que, em contato com fogo, a versão gosmenta produz uma chama mais fraca, já que a composição leva 70% de álcool puro diluído em aditivos que lhe conferem a consistência de gel. Por sua vez, “o álcool líquido tem 95% de pureza e, por isso, pega fogo rápido e evapora muito depressa, tornando o produto menos eficiente para limpeza do que o gel”, explica Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP. Atualmente, há duas versões de álcool em gel no mercado. O de farmácia - aquele que desinfeta as mãos e sumiu das prateleiras por causa da gripe suína - contém ingredientes que evitam o ressecamento da pele – como a trictanolamina - e aromatizantes mais agradáveis do que os usados no álcool em gel para faxina. ;-P
PODER DE FOGO
Quanto menos inflamável for o álcool, mais eficiente na limpeza
ÁLCOOL GEL
Com apenas 70% de pureza na fórmula, a queima é menos intensa e a evaporação é mais lenta, tornando esse tipo de álcool mais eficiente para desinfetar
ÁLCOOL HIDRATADO
Altamente inflamável, com 95% de pureza. Os outros 5% da solução incluem água e um aromatizante malcheiroso para evitar que as pessoas bebam o produto
ÁLCOOL ANIDRO
Com 100% de pureza, esse álcool de uso industrial é fogo na certa. Só não serve para limpeza, já que evapora instantaneamente
Se a toda hora chegam bilhões de litros de água doce ao mar, por que ele continua salgado?
Porque os 100 bilhões de litros de água doce que desembocam diariamente dos rios são quase insignificantes comparados ao volume de água e de sais que compõem os oceanos - a evaporação na superfície marítima também ajuda a manter a salinidade constante. Para entender melhor, imagine se o 1,3 quatrilhão de litros de água dos oceanos equivalesse aos 500 mililitros de uma garrafa de água mineral. Nessa escala, seriam necessários 17,5 gramas de sal para imitar a salinidade média de 3,5% que ocorre nos oceanos, e o volume de água doce escoando diariamente para dentro da garrafa seria de apenas uma gota d’água*. Em zonas costeiras, porém, esse "pequeno" volume de água doce vinda dos rios diminui a concentração de sais. "Mas em águas afastadas da costa, com profundidade abaixo de 100 metros, as correntes marítimas misturam a água doce com o enorme volume de água e de sais, fazendo com que a salinidade do oceano seja pouco alterada", explica Elisabete de Santis Braga, do Instituto Oceanográfico da USP.
- 100 bilhões de litros de água doce
- 1,3 quatrilhão de litros de água salgada
- 45,5 trilhões de toneladas de sal
*considerando o volume de 0,05 ml para uma gota d’água